Histórico
O Grupo de Capoeira Senzala existe em vários países do Mundo e na maioria dos Estados brasileiros, esse trabalho é coordenado nacional e internacionalmente pelo Mestre Amendoim (Brasília-DF)
O Grupo existe no estado do Acre desde 1994, quando um grupo de jovens liderados pelo Prof.Papagaia (ACRE), realizaram uma viagem para um evento de capoeira no qual era organizado pelo Prof. Cleon (RONDONIA) e foi neste momento que tiveram o primeiro contato com o contramestre Amendoim (BRASILIA), hoje formado em mestre e responsável pelo direção geral do grupo.
O Grupo surgiu através da necessidade de novas fontes de conhecimentos, técnicas, metodologias, e de organização. Nesse período de existência tivemos um trabalho voltado para as questões sociais e de valores culturais, portanto, trabalhamos sem distinção, de classe social, de raça, ou religiosidade, etc., nosso principal objetivo é praticar e divulgar a capoeira em todos seus aspectos, cultural, esportivo, de lazer, educacional e acima de tudo a preservação de nossa identidade cultural.
Ao longo dos anos realizamos diversos eventos que contribuíram para o processo de crescimento expansão da capoeira em nossa região (norte). Dentre as ações destacamos: batizados, encontros, festivais, campeonatos etc., no qual participaram importantes Mestres de Capoeira. Todas essas ações foram possíveis devido à parceria do grupo com outros órgãos governamentais e não governamentais.
No Acre está sob a coordenação dos Prof. Cancão e Pavão, onde já existem filiais nos seguintes municípios: Sena Madureira (Prof.Porreta), Plácido de Castro (Prof.Tanaka), Xapuri (Prof.Pitu), Manuel Urbano(Prof.Rubens), Tarauacá(Prof. Nilson - Prof.Múmia), Feijó(Prof.Babita), Jordão(instrutor Derlei) e na capital Rio Branco.
Agora também, em Humaitá-AM no estado do Amazonas (Prof Naldo) (Prof Savio).
Tambem em Candeias do Jamari-RO Rondônia (Prof Buda) (Prof Nenem) (Prof Mutante).